Secretário participa de lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe

9 de dezembro de 2019 - 16:30

Na manhã desta quarta-feira, 07, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Rosman Pereira, participou da solenidade de apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional do Estado de Sergipe (PDR), com a presença do governador Jackson Barreto e do secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Marlon Cambraia. O evento ocorreu às 11h, no auditório do Palácio dos Despachos.

Em seu discurso, o secretário destacou os seis meses de trabalho da Seplag com o Ministério da Integração para a conclusão do plano pensando em ações para Sergipe nos próximos 30 anos, com perspectivas de desenvolvimento econômico e social.

Revelou que antes da solenidade de lançamento do PDR tinha visitado, junto com o governador Jackson Barreto e alguns secretários, a obra de construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe (UTE), que está inserida dentro do plano de criação de micro regiões industriais portuárias, através da atração de novas indústrias dentro do PDR. Rosman ressaltou o fato do Governo de Sergipe vir se preocupando com o desenvolvimento do estado no presente e no futuro.

O secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Marlon Cambraia, em seu pronunciamento, reconheceu que a Seplag trabalhou muito para a construção do PDR, servindo de ponto focal na sua implantação. Ressaltou o esforço do governador Jackson Barreto em procurar sempre o ministério em busca de novos recursos para as demandas do estado. Cambraia revelou ainda que Sergipe está organizado e vem planejando o seu futuro.

Revela Cambraia que o PDR Sergipe é um instrumento de alinhamento entre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e a Política Estadual e tem como objetivo apontar as diretrizes estratégicas e definir metas capazes de gerar o desenvolvimento de médio e longo prazos (cinco e dez anos) de Sergipe, em especial dos espaços menos desenvolvidos. “O desafio nos próximos anos é articular os esforços da iniciativa privada e da administração pública para o desenvolvimento de atividades que buscam a melhoria das condições de vida dos cidadãos sergipanos”, disse, enfatizando que o plano visa consolidar ainda em Sergipe, a exemplo da cadeia do petróleo e gás, outros arranjos produtivos locais (APLs), tais como a geração de energia, o turismo, a piscicultura e a cadeia leiteira.

O último a falar, o governador disse que tinha orgulho em dizer que Sergipe terá a maior termoelétrica da América Latina, que vai gerar uma cadeia produtiva que proporcionará o desenvolvimento do estado, com geração de emprego e renda, e um investimento de R$ 5 bilhões nessa primeira fase. “Não se faz essas coisas sem planejar, sem levar em conta o futuro do estado”, afirmou, enfatizando que estava muito feliz com o lançamento do PDR-Sergipe, que também tem um planejamento para o futuro.

O PDR-Sergipe

O Plano de Desenvolvimento Regional do Estado de Sergipe é fruto de parceria estabelecida entre o governo Federal, por meio do Ministério da Integração, e o governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, coordenadora do processo no estado; e das Secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca e de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.

O PDR contempla ações de curto, médio e longo prazo em três eixos de desenvolvimento: Desenvolvimento Institucional; Produtivo, o qual contempla desenvolvimento rural sustentável, competitividade Industrial e interiorização da infraestrutura produtiva, inovação e dinamismo econômico no setor de comércio e serviços, e turismo sustentável baseado na cultura e riqueza natural. O terceiro eixo é o estruturante do desenvolvimento, com foco nos programas nas áreas de saúde, educação, habitação e cultura.

A metodologia usada na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional do Estado de Sergipe foi a de entrevistas a agentes do desenvolvimento, consulta à população por meio de questionário on-line e a realização de diversas oficinas para discussões nas Cidades-Polos (Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória).

Participaram da solenidade no Palácio de Despachos o vice-governador Belivaldo Chagas; um dos coordenadores da Sudene, Luiz Eduardo Machado; os secretários Esmeraldo Leal (Agricultura), José Augusto Carvalho (Sedetec), Sales Neto (Comunicação) e Jorge Carvalho (Educação); além de assessores e técnicos da Seplag.

Atualizado em: 29/11/2021 01:02:22am