Secretário visita ASPOCT para agradecer nota  9,7 no portal da transparência

9 de dezembro de 2019 - 15:24

Diante o elevado nível de transparência alcançado pela Secretaria de Estado da Administração (SEAD) frente ao ranking do Portal de Transparência do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), o secretário George Trindade  visitou nesta segunda-feira (21), a Assessoria de Planejamento, Orçamento, Controle e Transparência (ASPOCT) da SEAD para fazer um agradecimento especial aos servidores pelo relevante empenho e pelo avanço obtido na última avaliação do portal de transparência do TCE.

Segundo o secretário George Trindade, a melhoria no ranking é resultado direto das ações implementadas pela Secretaria da Administração,  empenho e compromisso dos servidores diante a Administração Pública. “A transparência facilita a interface entre o gestor público e o cidadão. Essa é uma importante ferramenta para legitimar a gestão pública”, disse, afirmando que a SEAD atingiu nota 9.7 no ranking, mas o desafio continua, pois ainda há muito a ser feito na busca pela excelência.

“Conseguimos elevar a pontuação, mas é preciso, no entanto, intensificar as estratégias de educação, engajamento e sensibilização da população para que haja mais fiscalização cidadã e participação popular”, afirmou George.

De acordo com o chefe da ASPOCT, Washington Góes, essa elevação no ranking da transparência pública aponta que além do compromisso legal existe um compromisso da Administração pela qualidade da entrega das informações e dados públicos.

Revela que a SEAD apresentou evolução no índice que mede o nível de transparência, avançando da pontuação 4.4 em 2018 para 9.7 em 2019, e que as medidas adotadas até o momento objetivam facilitar o acesso da população às contas públicas da forma mais transparente possível, uma vez que um dos pilares da atual gestão é trabalhar para construir um estado cada vez melhor e mais justo.

Washington Góes avalia o resultado como extremamente positivo e enfatiza a importância da equipe da SEAD nesse feito. “A equipe trabalhou de forma integrada, captando e direcionando as informações no portal. Tal resultado demonstra que estamos indo na direção correta. Já iniciamos uma análise sobre os aspectos não atendidos para corrigi-los. Certamente, esses apontamentos vão nos ajudar a tornar a SEAD cada vez mais transparente e próxima dos cidadãos. Temos que continuar avançando em um diálogo permanente com a sociedade”, disse.

Atualizado em: 01/12/2021 08:04:24am