Sefaz debate planejamento estratégico a partir da interação com os servidores

7 de janeiro de 2019 - 01:30

Nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, respectivamente, o corpo técnico de gestão da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) participa do I Workshop sobre Redesenho de Processos e Planejamento Estratégico, com objetivo de subsidiar a elaboração dos termos de referência dos projetos que fazem parte doProjeto de Modernização Fazendária (Promofaz).
O evento, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), auxiliará naconstrução da “Cadeia de Valor da Sefaz”,ferramenta que representa a identificação e compreensão das atividades desempenhadas pela organização, bem como o potencial de melhorias existente em todos os processos, com vistas à melhoria do desempenho institucional e da qualidade na prestação de serviços ao contribuinte/cidadão.
De acordo com a facilitadora do workshop, asuperintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da Seplag/SE, Deborah Arôxa, nos dois dias a integração dos servidores servirá para a construção de um projeto de futuro da secretaria como um todo. “Inicialmente, fizemos uma apresentação do papel do planejamento estratégico e do papel do mapeamento de processos dentro da organização como um todo e vamos construir com ele a cadeia de valor que compreende a identificação daqueles processos essenciais para o funcionamento da Secretaria da Fazenda e quais são as integrações entre eles. Com isso teremos uma definição de um foco único de priorização e um fortalecimento das ações de trabalho”, explicou.
Deborah acrescentou que o produto elaborado no workshop vai subsidiar as ações seguintes num segundo momento, que são de construção e desdobramento do planejamento estratégico e mapeamento de integração de processos, potencializando os resultados. “Vai ser muito positivo para a Sefaz e para o Estado, porque a Sefaz é um órgão fundamental de funcionamento do Estado, pois alcançando uma otimização dos processos e das rotinas, uma maior eficiência e efetividade dos resultados da Sefaz, isso repercute diretamente no Estado com um todo, tanto na melhoria da aplicação de recursos quanto na melhoria da arrecadação”, esclareceu.
A coordenadora geral do Projeto de Modernização Fazendária da Sefaz,Marta Auxiliadora Machado Leite, comentou que a importância do workshop está na orientação das ações que darão o embasamento para construir os termos de referência dos projetos que serão executados pela secretaria. “O foco principal desse workshop é dar subsídios para realização do redesenho dos processos e do planejamento estratégico que será executado pela Secretaria da Fazenda nos próximos anos”, informou.
Ao solicitar a realização desse tipo de trabalho direcionado aos gestores, o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, informou que há a necessidade de preparar o corpo técnico para as transformações que acontecerão em função do processo de modernização em curso na secretaria. “Buscamos fazer com que o corpo técnico interaja e participe do projeto de modernização na Sefaz. O planejamento estratégico não deve refletir apenas o desejo do gestor, mas sim precisa atender a necessidade de evolução da instituição, com o objetivo de promover a continuidade das ações de modernização que vêm sendo implantadas pelo governador Jackson Barreto”, comentou.

SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 02/12/2021 06:55:24am
Horário de Atendimento: 07h às 13h