Segurado que não compareceu ao Censo Estadual terá benefício bloqueado

9 de dezembro de 2019 - 17:52

A partir dessa terça-feira (26), os aposentados e pensionistas do Estado que nasceram em janeiro e não compareceram à convocação do Censo Previdenciário terão os benefícios bloqueados.  Para terem o dinheiro liberado, essas pessoas precisam se apresentar pessoalmente à Secretaria de Estado da Administração (Sead) ou ao Ceac do Shopping Riomar, se for aposentado, e ao Ipesprevidência, se for pensionista.

A partir dessa terça-feira (26), os aposentados e pensionistas do Estado que nasceram em janeiro e não compareceram à convocação do Censo Previdenciário terão os benefícios bloqueados.  Para terem o dinheiro liberado, essas pessoas precisam se apresentar pessoalmente à Secretaria de Estado da Administração (Sead) ou ao Ceac do Shopping Riomar, se for aposentado, e ao Ipesprevidência, se for pensionista.

De acordo com dados da coordenação do Censo, até o momento 481 beneficiários precisam regularizar a situação junto à previdência estadual. O diretor-presidente do Ipesprevidência, Amito Brito Filho, informa que o pagamento será desbloqueado no mesmo dia da solicitação. “O pedido de desbloqueio será enviado ao banco no mesmo dia em que ele se apresentar e o dinheiro estará na conta do beneficiário até o dia seguinte”, disse.

Amito informou ainda que desde novembro está sendo divulgada a realização do Censo. “Publicamos a portaria que regulamenta a ação no Diário Oficial e ainda utilizamos mensagens nos contracheques, propagandas em rádio, entrevistas em televisão, internet e jornal impresso. Como o censo será realizado durante todo o ano, esperamos que os aniversariantes dos próximos meses não deixem de atender à convocação no tempo correto, evitando assim qualquer tipo de incômodo”, completou.

O censo será realizado até dezembro de 2008, e os beneficiários deverão fazer a atualização dos dados exclusivamente no mês de seu nascimento. Aqueles que por motivo de saúde não puderem se deslocar, terão a opção de ser recenseado em seu domicílio. Para tanto, o inativo deve entrar em contato com a Sead pelo telefone (79) 3226-2205 e o pensionista com o Ipesprevidência pelo telefone (79) 3213-7654. Mais informações sobre a documentação necessária e outras orientações pelos telefones citados ou pelo site www.ipesprevidencia.se.gov.br.