Segurança de Sergipe contará com mais 350 novos policiais

9 de dezembro de 2019 - 17:24

A segunda turma de PMs, convocados a partir do último concurso, iniciam o Curso de Formação de Soldados, após aula inaugural realizada nesta terça-feira, 12. Os novos soldados se somarão aos 657 policiais militares incorporados em janeiro
Acompanhados de seus familiares, os 350 alunos do Curso de Formação de Soldados lotaram na noite da última terça-feira, 12, o Teatro Tobias Barreto, para a aula inaugural da formação. Os alunos foram aprovados no concurso público promovido pelo Governo do Estado em 2013 e convocados no dia cinco de março, durante as comemorações dos 180 anos da Polícia Militar de Sergipe. O vice-governador Belivaldo Chagas, representou o governador Jackson Barreto que se encontrava no interior inaugurando obras. Também compareceram ao evento o secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, e o comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes.

Durante a solenidade os 12 instrutores responsáveis pela formação dos 657 soldados convocados em 2014, bem como os três primeiros colocados foram homenageados. O curso tem a previsão de durar oito meses. Os alunos realizarão atividades pedagógicas e operacionais em sala de aula e em regime intensivo. Também participarão de estágio prático supervisionado de policiamento ostensivo nas ruas de Aracaju e no interior do estado, onde exercitarão técnicas e conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.

Após a conclusão do curso os aprovados farão parte da Corporação da Polícia Militar, juntando-se aos 657 soldados incorporados em janeiro, número este que corresponde a 15% do efetivo da PM. O Curso de Formação de Soldados segue o currículo estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Boas Vindas

O vice-governador Belivaldo Chagas deu as boas vindas aos futuros soldados, destacando a importância do curso de formação para se ter profissionais capacitados para atuarem na segurança pública do estado. Ele afirmou que a polícia sergipana é uma das mais bem equipadas e remuneradas do país, graças à política do governo de reduzir a violência e garantir a segurança da sociedade.

“Este curso vai preparar vocês, homens e mulheres, a serem soldados capacitados a trabalharem nas ruas para proteger a sociedade. Vocês não estão fazendo parte apenas de um grupo de profissionais, vocês agora fazem parte de uma nova família, a família da Polícia Militar de Sergipe”, acentuou.

O coronel Maurício Iunes também deu as boas vindas aos futuros soldados, mas fez questão de alertar sobre como é singular e diferenciada a profissão que estão abraçando. “Este é um grande passo que estão dando na vida de vocês. É um novo ciclo que está começando, que é promover a segurança pública de Sergipe. Na nossa profissão, se acertamos 99% não fizemos mais que a nossa obrigação; mas se errarmos 1%, somos os responsáveis e culpados. Proteger a sociedade é uma árdua missão que exige, acima de tudo, vocação”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, parabenizou aos novos alunos e também aos pais e familiares que compareceram ao teatro, destacando a importância do trabalho que todos irão desempenhar na defesa da vida dos cidadãos. “Vocês estão ingressando numa instituição militar que tem como base a ordem e a disciplina para garantir a segurança da sociedade. Serão preparados para atender as necessidades da sociedade por um estado mais seguro”, destacou.

Fonte: ASN

Atualizado em: 29/11/2021 06:23:54am