Seplag dá continuidade às oficinas de capacitação para Rede Siconv

9 de dezembro de 2019 - 16:40

Oficina busca capacitar servidores para elaboração e execução de projetos na plataforma do Siconv

Desde a última quarta-feira, 15, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Unidade Gestora Estadual (UGE), realiza a Oficina de Capacitação presencial da Rede Siconv. O curso voltado para colaboradores da gestão estadual tem ao todo, cinco dias de duração, com uma metodologia teórica e prática.

No primeiro dia, foi explicada a parte teórica de legislação vigente que regulamenta a Rede Siconv, já no segundo, foi mostrado como se desenvolve um projeto social, com o cronograma de orçamento, desembolso, infraestrutura, entre outros. Já no terceiro dia de curso, os grupos finalizaram seus projetos e os apresentaram. Além disso, mais dois dias de atividades serão realizados essa semana para que os participantes conheçam como cadastrar propostas de projetos no sistema.

Trabalhando na prática

O curso teve como tema as “Noções preliminares e elaboração de projetos”, e ao longo das aulas, os participante puderam de fato, elaborar projetos. Um dos que foram desenvolvidos foi o de arborização das novas rodovias do Estado, com primeira proposta para a Rodovia Lauro Porto, a nova entrada de Aracaju, pela Santa Gleide.

Um dos participantes, Fabrício Aquino, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) destacou a importância da Oficina para conhecimentos técnicos sobre o Siconv. “A criação da rede de interação entre as secretarias é muito importante já que os projetos permeiam em todas as secretarias”, disse. Ele também falou sobre a experiência de discutir as necessidades de projetos sociais, saúde, educação, cultura e de outros serviços prestados a sociedade.

Após esse período de oficina com servidores estaduais, a Seplag iniciará as oficinas com técnicos que atuam na gestão dos municípios sergipanos. “Estamos enviando ofícios para os municípios e eles estão enviando as inscrições. Daremos um prazo para finalizar essas inscrições e podemos fechar as turmas”, informou Sandra Barra, coordenadora Estadual do Siconv, que ministrou o curso junto com Riane Espinheira, coordenadores municipal do Siconv e Marlei Brito, coordenadora do Siconv para Organizações da Sociedade Civil.

Sobre o Siconv

O Sistema de Convênios (Siconv) foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira. Sergipe foi o primeiro Estado do Nordeste a aderir à rede de captação de convênios.

 


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 08/12/2022 11:00:05am
Horário de Atendimento: 07h às 13h