Seplag discute elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe

9 de dezembro de 2019 - 16:46

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 29, entre representantes do Governo de Sergipe, do Ministério da Integração (MI) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), teve como objetivo apresentar o cronograma de trabalho para a realização do Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe (PDR). O Plano é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do MI, que tem como uma de suas atribuições, executar a Política Nacional de Desenvolvimento Regional, cujo objetivo é a redução das desigualdades e ativação das potencialidades regionais de desenvolvimento. Em Sergipe, o projeto é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Durante a manhã de trabalho, Paulo Sandoval, que é o representante do IABS no projeto, apresentou todo o cronograma de trabalho que deverá ser executado pela equipe nos próximos meses. “Fizemos a apresentação do plano de trabalho e agora estamos esperando a contribuição dos órgãos do Governo do Estado para que possamos concluir e validar esse plano para efetivamente iniciar as atividades de campo”, frisou.

O cronograma de trabalho apresentado prevê um completo levantamento e análise de dados, com alinhamento e treinamento interno da equipe que irá atuar no projeto, construção de mapas de atores, que deverá envolver regiões estratégicas, áreas temáticas e arranjos produtivos locais, além de entrevistas semiestruturadas. Posteriormente serão realizadas oficinas de discussão e de consolidação do diagnóstico e cenários encontrados, além de oficinas de pactuação e consolidação de diretrizes, metas e indicadores.  Todas essas oficinas devem ocorrer nos municípios de Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória.

No dia 09 de dezembro ficou definido como a próxima etapa com a entrega dos nomes das pessoas envolvidas na execução do Plano de Desenvolvimento. De acordo com Luiz Paulo de Oliveira Silva, representante do Ministério da Integração Nacional e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, esse é um trabalho conjunto do MI com o Governo do Estado de Sergipe, que busca identificar oportunidades de desenvolvimento para o Estado.

“Hoje discutimos o Plano de Trabalho com o pessoal aqui da Seplag, e posteriormente irá ocorrer a definição com relação aos atores mais importantes do Estado, atores esses do Governo do Estado de Sergipe e representantes de empreendedores e do Governo Federal que atuam no território sergipano”, completou.

Para Ciro Brasil, que é superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag, a reunião foi o pontapé inicial para o início de um trabalho que trará um planejamento eficiente para o desenvolvimento regional do Estado. “O Plano é um instrumento que, baseado nas vocações economias locais, auxiliará a planejar o desenvolvimento de Sergipe”

Presenças

Participaram da reunião Luiz Paulo e Regina Lima, representando o Ministério da integração, Paulo Sandoval do IABS, Ricardo Lacerda, assessor econômico do Governo,  Neuzice Andrade, representando a Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI), e Magaiver Correia da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnogia (SEDETEC). Além disso, compareceram os técnicos da Superintendência de Estudos e Pesquisas da Seplag, Ciro Brasil, Michele Dória, Fernanda Lopes e Gleideneite Teles.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 04/12/2021 22:13:14pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h