Seplag doa livros de história para as escolas estaduais

9 de dezembro de 2019 - 17:06

A Secretaria de Estado do Planejamento, através do Observatório de Sergipe, doou livros à Secretaria de Estado da Educação, nesta quinta-feira, 7, que serão entregues as escolas da rede estadual de ensino. A ação faz parte da campanha “Compartilhe Livros e Transforme Vidas”, protagonizada pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), que pretende arrecadar livros em bom estado para compor os acervos das bibliotecas da rede estadual.

Primeiramente, as unidades escolares que estão sendo reformadas e não possuem grande acervo receberão um exemplar do livro “Uma história do Povo Sergipano”, do escritor Antônio Risério, e todas as unidades escolares da rede ganharão um exemplar da coletânea do 1º Seminário de Cultura, Desenvolvimento e Inclusão.

O diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Escolar (DASE), Fábio Leite, informou que ainda neste mês, as primeiras escolas reinauguradas receberão um exemplar da obra.

“É um incentivo de um órgão do governo estadual mostrando que a sociedade civil tambémpode contribuir com doando livros aos acervos das escolas”, afirmou.

Parceria

O coordenador do Observatório de Sergipe, Ciro Brasil, destacou que a Superintendência de Pesquisas da Seplag tem um papel fundamental em difundir dados e estudos de Sergipe. Por conta disso, foi identificado que alguns volumes de livros da biblioteca do órgão poderiam ser doados.

Ciro Brasil ainda informou que há também uma parceria em andamento entre a Seplag e a Seed, com o intuito de que as pesquisas geográficas, pesquisas, notas sejam publicados e enviados para às escolas, através de mapas, jogos e publicações.

“Observamos que no Enem não cai questões sobre a geografia de Sergipe e cada vez mais há um déficit em conhecer. Precisamos conhecer mais nosso Estado”, disse.

Obras e conteúdo

Ao todo, foram doados 570 exemplares do livro e da coletânea. “Uma história do Povo Sergipano”, do escritor Antônio Risério, traz a história e vida do povo sergipano, numa perspectiva criada para estimular o planejamento das políticas a partir do reconhecimento da cultura, de modo a que essas políticas sejam mais eficientes e eficazes.

A Coletânea do 1º Seminário de Cultura, Desenvolvimento e Inclusão, ocorrido no Centro de Convenções de Aracaju em 2009, traz 14 textos de pesquisadores e autores sergipanos, mostrando, principalmente, os laços culturais e histórico e a identidade do povo sergipano.

Como fazer para doar

Qualquer pessoa jurídica ou física poderá fazer a doação de livros, possibilitando enriquecer o acervo das bibliotecas da rede pública estadual.

Basta entrar em contato com o DASE através dos telefones 3253-8103, 8102/ 8106, ou pelo endereço eletrônico assessoria.dase@seed.se.gov.br e tirar dúvidas.
O DASE está localizado na rua Dom José Thomaz, n° 715, no bairro São José.

Não são aceitos pelo projeto cópias, apostilas, folhetos, catálogos, periódicos, livros didáticos.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 05/12/2021 12:40:50pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h