Seplag finaliza oficinas do PDR com diagnóstico do Plano

9 de dezembro de 2019 - 16:38

A participação popular foi fundamenta para a construção do Plano

Nesta quinta-feira, 16, aconteceu a última oficina para construção do Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe (PDR). No encontro foi discutida a importância das quatro oficinas que aconteceram em municípios sergipanos e que ajudaram na definição das diretrizes, metas e indicadores do plano. Além disso, foram validadas as diretrizes, programas, ações e as prioridades do que é mais importante para desenvolver prioritariamente em Sergipe. Com a contribuição da sociedade, foi dado como foco principal a Educação e as áreas de petróleo, gás e turismo.

Para Ciro Brasil, que é o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag e coordenador do PDR Sergipe, as oficinas cumpriram seu papel. “Hoje é um dia que culmina com todas as etapas do PDR. Começamos lá atrás com o diagnóstico de como as pessoas estavam enxergando Sergipe. Foi apresentado uma pré-proposta baseada nas oficinas anteriores, e agora é o momento de revisar tudo e discutir as questões apresentadas”, explicou.

Luiz Paulo de Oliveira, que é técnico do Ministério da Integração Nacional (MI), falou sobre a fase de conclusão do Plano e da intenção do estudo, que é achar áreas de convergência de trabalho entre a esfera federal e estadual para o desenvolvimento de ações com foco na inclusão produtiva. “As pessoas foram muito objetivas ao mencionar a educação como item fundamental para o desenvolvimento do Estado. Esse é o objetivo principal do plano: identificar essas áreas”, explica Luiz Paulo.

A participação popular foi fundamenta para a construção do Plano. O vereador de Pacatuba, Petrônio da Silva, foi um dos que participou e parabenizou a Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag) e o Governo de Sergipe pela realização do trabalho. “É importante estarmos discutindo melhor as potencialidades de cada município, região e também do estado”, frisou.

Realização

Em Sergipe, a elaboração do Plano é coordenada pela Sergipe pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec). A Execução do mesmo é feita pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

Atualizado em: 08/12/2022 12:19:17pm