Seplag participa do Seminário Federativo com Municípios Sergipanos

9 de dezembro de 2019 - 16:47

Evento contou com a presença de prefeitos eleitos e secretários municipais

Desde a última quarta-feira, 23, e durante toda esta quinta-feira, 24, a Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces) promove em Aracaju um evento direcionado a secretários municipais e prefeitos eleitos que iniciarão sua nova gestão em 2017. Durante o primeiro dia do evento foram apresentadas palestras, debates e painéis com temas pertinentes às gestões municipais como saúde e sustentabilidade.

Uma das palestras de destaque tratou sobre a Rede Siconv, o sistema de convênios do Governo Federal. Na ocasião, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), destacou que o portal Siconv é a porta de entrada para que os municípios possam fazer suas propostas e ações conveniadas com o Governo Federal a partir da gestão que se inicia.

“Além das palestras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e temas próprios para o Governo Federal, estamos trazendo um curso do painel Siconv, que é de suma importância para as ações conveniadas da nova gestão municipal”, destaca o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, Leonardo Américo Silveira de Oliveira, que ainda faz um elogio ao evento. “Gostaria de parabenizar a organização do evento por trazer tais conhecimentos aos novos gestores que terão um grande desafio no ano de 2017”, ressalta.

O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) é uma ferramenta do Governo que agrupa noções sobre as transferências de recursos do Governo Federal para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos. A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para determinados setores que atendem a toda população.

De acordo com o Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da Seplag, Luiz Antônio Uchôa, que representa a pasta no evento, o curso tem o objetivo de fornecer conhecimento em termos de convênio e transmitir ensinamentos sobre o Siconv aos prefeitos eleitos e reeleitos e secretários municipais. “Nosso intuito é aproximar e orientar os novos prefeitos que estão entrando e os instruir sobre como obter parcerias no Governo Federal”, acrescenta ele.

Atualizado em: 04/12/2021 20:38:26pm