Seplag prestigia ato histórico de Déda e Dilma para consolidar o Projeto Carnalita

9 de dezembro de 2019 - 17:40

Entre a manhã e a tarde desta segunda-feira, 23, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o governador do Estado, Marcelo Déda, promoveram um ato que consolidou o maior investimento privado já realizado em terras sergipanas. Diante destas autoridades, os representantes da Petrobras e da companhia Vale assinaram o contrato de arrendamento que permitirá a exploração das jazidas de potássio no subsolo sergipano. É a concretização do projeto Carnalita, que representa um investimento de quatro bilhões de dólares em Sergipe. O ato ocorreu no canteiro da Vale, em Rosário do Catete.

Por estar à frente de duas pastas estratégicas nas ações de negociação do projeto, Oliveira Júnior, secretário de estado do planejamento, orçamento e gestão, fez questão de presenciar o ato que já faz parte do rol de acontecimentos históricos de Sergipe. Ele foi à cerimônia acompanhado do subsecretário de Administração e Logística, Walter Pereira Lima, e da secretária adjunta de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ana Cristina do Prado Dias.

Após presenciar o ato de assinatura, o governador Marcelo Déda fez questão de agradecer à presidenta Dilma Rousseff, à presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, e ao presidente da Vale, Murilo Ferreira, por realizar este ato histórico diante das trabalhadoras e trabalhadores sergipanos.

“Hoje, mais um capítulo se escreve na história do nosso estado. Na frente dos nossos trabalhadores, na sede dessa mina, que faz parte da história econômica, social e política de Sergipe, fiz questão de fazer o “V” da vitória que fará parte do legado de uma futura geração de sergipanos. E é para isso que governamos, não pensando na próxima eleição, mas trabalhando pela próxima geração”, sentenciou o governador, referindo-se aos resultados deste investimento que beneficiarão os sergipanos pelos próximos 30 anos.

Desenvolvimento

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, destacou a relevância do comprometimento do governador Marcelo Déda e da presidenta Dilma, que deram nova dinâmica ao desenvolvimento desse projeto. “Nós firmamos hoje aqui um compromisso fundamental com o desenvolvimento do país. Nós teremos em Sergipe a maior planta de beneficiamento de potássio do país trabalhando em função de diminuir a nossa dependência da importação de fertilizantes. Hoje, somos o quarto maior consumidor do mundo, e esse investimento, ao longo dos 29 anos de operação, vai fazer o país economizar cerca de 17 bilhões de dólares em importações, adicionando um volume estimado de 1,2 milhão de toneladas à produção de potássio sergipana”, informou Murilo Ferreira.

Atualmente, o Brasil só perde em consumo de fertilizantes para a China, os Estados Unidos e a Índia. “É impossível deixar de reconhecer o papel vital desempenhado em todo esse processo pelo governador Marcelo Déda, que contagiou a todos olhando sempre para o futuro de Sergipe”, concluiu o presidente.

A presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, rememorou suas primeiras visitas a Sergipe, ainda durante o início da prospecção de petróleo em Carmópolis. “Hoje é um dia especial, pois além de celebrar esse contrato, pude retornar à Carmópolis rememorando o tempo onde comecei na Petrobras, justamente nesse campo daqui,  passando um bom tempo em terras sergipanas. Tenho um carinho especial por esse lugar que é tão rico em petróleo e em diversos minerais, como um sal nobre para a agricultura brasileira que é o cloreto de potássio”, lembrou a presidenta Graças Foster.

“Com o projeto Carnalita em pleno funcionamento iremos fornecer mais 700 mil metros cúbicos/dia de gás, além dos 250 mil que a Sergás já comercializa no estado. Na fase 2 desse projeto serão mais 800 mil metros cúbicos/dia de gás, além de  1,4 milhão de metros cúbicos/dia de gás que são consumidos pela Fafen. Sergipe passará a ser um dos maiores consumidores de gás do Brasil, onde estaremos extremamente honrados em desenvolver mais uma parceria com a Vale”, destacou a presidenta da Petrobras.

Desenvolvimento

Já o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, lembrou da relevância do desempenho brasileiro na exportação de grãos e nas perspectivas de ampliação da produção agrícola para justificar a importância do empreendimento. “As exportações são elementos fundamentais na nossa balança comercial, sobretudo as exportações de grãos. Além disso, o Brasil tem um potencial invejado por outros países do mundo graças ao considerável ‘estoque’ de terras agricultáveis. Nada disso avançará sem fertilizantes. A união da Vale e da Petrobras para extrair do subsolo essas riquezas é fundamental, aliada a uma condução firme que temos da nossa presidenta, para que avancemos para a quinta posição na economia mundial nos próximos anos”, vaticinou o ministro.

Presenças

Também prestigiaram o ato o vice-governador Jackson Barreto, os ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Míriam Belchior; do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador José Alves Neto; o senador Antônio Carlos Valadares; os deputados federais Laércio Oliveira, Valadares Filho, Rogério Carvalho e Heleno Silva; o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira; diversos parlamentares estaduais e municipais; prefeitos da região; secretários de Estado; dirigentes das respectivas empresas; trabalhadores e representantes de movimentos sociais.

Atualizado em: 08/12/2022 11:05:24am