Seplag promove campanha de cuidados com a saúde do servidor

9 de dezembro de 2019 - 17:37

Ação se estenderá até o mês de dezembro

Pensando em promover o cuidado e atenção com a saúde nos servidores públicos que atuam no Governo, a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência de Modernização e Atendimento ao Cidadão (Sumog) está promovendo a campanha Cuidar-SE, uma ação que trará ao longo dos últimos meses do ano, palestras e outras ações de incentivo aos funcionários públicos que atuam na sede do órgão.
Nesta sexta-feira, 07, por exemplo, foi realizada uma palestra sobre Atenção e Controle da Hanseníase, ministrada pela enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Controle da Hanseníase (PMCH) de Aracaju, Anaide Valença.
Na abertura do evento, a Superintendente de Modernização e Atendimento ao Cidadão, Deborah Arôxa, informou que o evento de hoje faz parte de uma série de ações promovidas pela Secretaria, que buscam conscientizar o Servidor Público da necessidade de dedicar uma maior atenção aos cuidados com a saúde. “Esse trabalho terá continuidade e abordará diversos temas, como campanhas de prevenção ao Câncer de Mama e de Próstata”, informou.
Quando assumiu a fala, a palestrante Anaide Valença, esclareceu as dúvidas dos presentes, através de informações sobre como identificar a hanseníase precocemente, além dos cuidados que devem ser tomados durante a fase de tratamento. Segundo a enfermeira, as ações de controle e atenção à hanseníase seguem diretrizes estabelecidas na portaria 3125/10 do Ministério da Saúde.
Para ela, o evento foi positivo, pois serviu para desmistificar o preconceito que sem tem acerca da doença, entender que ela tem cura e que a pessoa em tratamento não transmite risco nenhum àqueles que convivem com ela. “Os servidores presentes no evento conheceram um pouco mais sobre o tema e agora podem atuar como multiplicadores de informação sobre o combate à hanseníase. Eles compreenderam que o preconceito em torno da doença é que dificulta as ações de combate e atenção e, infelizmente, este estigma também parte do próprio doente”, ressaltou a enfermeira.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 01:25:57am
Horário de Atendimento: 07h às 13h