Seplag promove curso de capacitação de recursos financeiros

9 de dezembro de 2019 - 16:33

Dando continuidade às ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), através da Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (SUMOG), promoveu entre os dias 16 e 18 de maio, na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) mais um curso de capacitação de Rede de Sistema de Convênios e Contratos de Recursos Federais (SICONV), com a participação dos servidores municipais da Barra dos Coqueiros, Estância, Lagarto e da Emsetur.

A capacitação abordou os aspectos relacionados às noções preliminares sobre as transferências voluntárias, elaboração de projetos e cadastramentos de propostas e planos de trabalho. Os participantes integraram oficinas de projetos e simularam o cadastramento de proposta no Sistema de Gerenciamento de Convênios e Contratos de Repasse, que foram ministrados pelas coordenadoras Marlei Brito, Maria José Aquino, Riane Espinheira e Sandra Barros, sob a coordenação geral do superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da SEPLAG e Coordenador Geral da Rede SICONV em Sergipe, Rodrigo Farias.

Para o secretário da Seplag, Rosman Pereira, é importante essa parceria com as prefeituras. “O curso ajuda aos municípios a captar recursos de convênios oferecidos pelo governo federal. Nesse momento de crise financeira não se concebe deixar de receber recursos por falta de conhecimento”, avalia.

De acordo com o coordenador geral do SICONV, as capacitações foram iniciadas em agosto de 2016, nas quais já foram capacitados servidores dos municípios de Propriá, Pedra Mole, Dores, Socorro, Riachuelo, Santa Luzia, Aracaju, Itabaianinha, Simão Dias, Tobias Barreto e Poço Verde, Amparo do São Francisco, São Cristóvão, além de diversos Órgãos da Administração Pública Estadual.

“A meta é ampliar o número de servidores com conhecimentos necessários para o envio de propostas para captação de recursos financeiros oriundos do Governo Federal, através do SICONV”, disse Rodrigo, destacando que é uma ferramenta essencial para desburocratização da máquina pública, bem como para a transparência da utilização dos recursos públicos, promovendo maior celeridade nos processos relacionados a Convênios e Contratos de Repasse.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 05/12/2021 11:57:25am
Horário de Atendimento: 07h às 13h