Seplag representa o Governo em evento nacional sobre o PIB

9 de dezembro de 2019 - 17:26

Evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Foto 01Entre os dias 13 e 17 de abril acontece no Rio de Janeiro o XXIII Encontro Nacional do PIB dos Municípios e o Encontro Nacional de Contas Regionais, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Governo do estado está representado no evento por meio de técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).
O evento tem como objetivo discutir os principais pontos da reformulação no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), bem como avaliar os resultados de 2010, 2011 e 2012 por Unidade da Federação na nova base, com o ano de referência 2010. Entre as mudanças na nova metodologia, a principal alteração está na forma de calcular o investimento, que passa a incorporar software, pesquisa e desenvolvimento e despesa com prospecção mineral (de poços de petróleo, minas etc.), que antes eram considerados gastos e não atividades que geravam conhecimento.
Para o diretor de estatística da Seplag, Thomas Barboza da Silva, ao destacar as principais diferenças nas bases de produção das Contas Regionais e Municipais, esse Encontro possibilita a atualização e capacitação dos técnicos dos órgãos responsáveis pelo cálculo do PIB. “Assim como, uma nova forma de olhar para os dados da economia do estado, pela ótica da renda”, acredita.
A técnica da Seplag Keila Dantas, que também participa do evento, pontuou que “participar desse Encontro é fundamental para quem trabalha com o PIB, pois proporciona conhecer o que foi aprimorado, em termos de aspectos metodológicos, e as informações estatísticas incorporadas com a reformulação”.
Além das principais mudanças metodológicas, a programação contempla assuntos como: análise de balanço; discussão e avaliação dos resultados 2010/2011/2012 na referência 2010, tanto para o PIB estadual como o municipal; apresentação de novos arquivos de trabalho; exposição do modo de operacionalização; e outros.

Projeto de Contas Regionais e Municipais
O projeto de Contas Regionais e Municipais trata-se de uma parceria técnica entre as Unidades da Federação e o IBGE, por meio de um convênio, que visa mensurar a agregação do valor adicionado anualmente por atividades econômicas, cujos resultados consolidados geram o valor agregado na economia do estado a cada ano. Esses resultados possibilitam identificar o perfil da economia estadual e municipal ao longo dos anos, avaliando a contribuição das principais atividades e dos setores na formação da riqueza estadual.
Tradicionalmente, o resultado preliminar do PIB é divulgado pelo IBGE com dois anos de defasagem. O último dado preliminar divulgado foi referente ao ano de 2012.

(Foto: Divulgação)

Atualizado em: 02/12/2021 06:58:20am