Sergipe adere à Rede Siconv

9 de dezembro de 2019 - 17:26

Estado é o primeiro do nordeste a buscar capacitação junto ao Ministério do Planejamento

11158986 828561063891729 1068538128 oAssinado na tarde desta quarta-feira (15), acordo de cooperação técnica promete melhorar a efetividade dos repasses de recursos federais para o estado de Sergipe. Primeiro do nordeste a aderir à rede de capacitação de convênios, a Rede Siconv, Sergipe terá, no mínimo, 450 servidores formados ainda este ano. Além de esclarecimentos sobre o Sistema de Convênios e Contratos de Recursos Federais (Siconv), os servidores também conhecerão a legislação envolvida no processo de transferências voluntárias e serão treinados a utilizar o sistema para aumentar a efetividade das propostas de captação de recursos.

“Esses funcionários saberão acompanhar melhor os nossos convênios para não termos a infelicidade de devolver recursos por falta de planejamento ou efetividade na prestação de contas”, comemorou o governador do estado, Jackson Barreto, durante a assinatura do acordo de cooperação, realizada no Ministério do Planejamento, em Brasília. Pelo acordo, técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia do MP, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), terão a responsabilidade de oferecer a formação para os servidores sergipanos.

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, a criação da Rede Siconv se deu a partir de um levantamento com os convênios e transferências realizados em 2014. “Percebemos que o percentual de efetivação dos repasses era baixo”, relatou Heckert. A solução encontrada pela SLTI foi investir em capacitação e celebrar um acordo com a Enap para criar cursos, presenciais e de educação a distância, sobre o assunto. “Só assim teremos a escala necessária para atingir os 27 entes da federação”, afirmou. Até o final deste ano, 19 mil pessoas serão capacitadas por intermédio da Rede Siconv.

Siconv –  Criado em 2008, o sistema tem o objetivo de desburocratizar e dar mais transparência às transferências voluntárias da União para estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Atualmente, o sistema possui cerca de 90 mil usuários cadastrados.

Leia Mais sobre a Rede Siconv.

Sergipe oficializa participação na rede de capacitação de convênios

Planejamento capacitará 19 mil usuários sobre convênios em 2015

(Fonte: Divulgação MP)

(Foto: César Augusto de Pinheiro Oliveira)