Evento aconteceu nesta quinta-feira, 1º, no Hotel Radisson, em Aracaju
O estado de Sergipe mais um a vez foi destaque no Fomenta – Encontro Nacional de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, ocorrido em 2015. A participação das MPEs sergipanas nas compras públicas e o pioneirismo em promover instrumentos ampliadores do acesso desse tipo de empresa chamaram a atenção dos participantes do evento promovido pelo SEBRAE e Ministério do Planejamento.
A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) foi convidada a participar do encontro que reuniu empresários e gestores públicos, sendo representada pelo superintendente geral de compras centralizadas, Júlio César Gomes Barbosa, que proferiu a palestra “Experiência exitosa do Comprasnet na inclusão das MPEs nas Compras do Governo do Estado de Sergipe”.
O superintendente destacou no encontro a evolução da participação das MPEs sergipanas nos pregões eletrônicos, que passou de 47% em 2008 para 69% no corrente ano, até o último mês aferido (julho). Para ele, a criação do ambiente legal favorável, desde a publicação da Leis 6.206/2007 e sua recente alteração ( Lei 7.996/2015), aliado ao relacionamento mantido entre o governo, por meio da SGCC/Seplag e os fornecedores, explicam os dados aferidos.
O Fomenta é promovido pelo Sebrae, em parceria com o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, para ampliar a informação e a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais.