Servidoras da Sead assistem palestra sobre o câncer de mama

9 de dezembro de 2019 - 15:24

Aderindo ao movimento Outubro Rosa, a Comissão da Perícia Médica de Sergipe, vinculada a Secretaria de Estado da Administração (SEAD), promoveu na manhã desta quarta-feira (16) a palestra “Câncer: Conhecer para Prevenir”, com o renomado médico mastologista e especialista em câncer de mama, doutor Eduardo Fonseca.

Em sua palestra para as servidoras públicas, o mastologista fez um apanhamento geral do que é o câncer, apresentou as modalidades de diagnósticos e os tratamentos mais atuais da doença.

De acordo com Eduardo, uma das causas dos altos índices de mortalidade do câncer é a descoberta tardia da doença. Por isso é importante fazer os exames de rotina e a avaliação clínica, que são capazes de detectar o problema ainda nos estágios iniciais. “Quanto antes for o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação”, informou o especialista.

Eduardo ressaltou que a mamografia é o único exame dentro da mastologia que reduz a mortalidade do câncer de mama. “A mamografia é ainda o método inquestionável e fundamental para o diagnóstico precoce, e consequentemente, para a descoberta do câncer de mama. Quanto antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”.

Ressaltou que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a maioria dos casos ocorrem em pacientes acima de 40 anos, mas alertou que anualmente tem percebido um aumento no número de casos em pessoas na faixa etária mais jovem.

“Há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, por isso, chamo atenção para que as mulheres que ainda não estão na idade de fazer a mamografia que façam o autoexame, se toquem, se examinem e procurem nódulos”, alertou o mastologista afirmando que autoexame das mamas, hoje em dia, deve ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.

A superintendente executiva da Sead, Lucivanda Nunes, fez a abertura oficial do evento e destacou a importância do diagnóstico precoce e de levar o conhecimento para a vida das mulheres.

Para a diretora da Perícia Médica do Estado, Kátia Gama, a intenção de trazer a palestra para as servidoras da Sead foi devido ao alto índice de câncer, principalmente nos mais jovens. “Embora outubro concentre a maior parte das ações, recomendam que a prevenção seja continuada ao longo do ano e que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama todos os meses”.

Presente na palestra a assistente social da Perícia Médica, Jane Almeida, destacou a importância de sensibilizar toda a população sobre a prevenção no combate ao câncer de mama. “O câncer de mama deve ser diagnosticado o mais cedo possível. Esse é um tema que deveria estar mais difundido e presente na vida das pessoas, pois a cura muitas vezes depende totalmente da rapidez em que o paciente é diagnosticado”.

A servidora da Sead, Maria José, chama atenção das mulheres para que a prevenção não fique só no mês de outubro. “Os casos de câncer, no Brasil, vem aumentando, e o diagnóstico precoce da doença também tem se mostrado bastante eficiente. Então devemos nos prevenir sempre, o mês de outubro é apenas um alerta”.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 26/11/2021 21:58:41pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h