Aconteceu na manhã desta sexta-feira (20) o encerramento do curso “Liderança e Proatividade no Serviço Público”, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da Escola do Governo. Para finalizar o curso, de modo especial, os alunos juntamente com a ministrante e instrutora da Escola de Governo, Valéria Gomes Bezerra, mostraram apoio à causa do Setembro Amarelo.
A iniciativa partiu da auxiliar administrativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Erika Fernando Santos. De acordo com ela, a intenção é incentivar as pessoas a olhar para o próximo de um modo diferente, uma vez que os casos de depressão têm aumentado no estado.
Erika enfatizou que perceber os sintomas logo no início pode evitar que a doença atinja pontos críticos e leve ao suicídio. “As pessoas devem olhar para o outro, seu irmão, seu vizinho, porque um olhar diferenciado pode tornar todo processo menos árduo”, alerta.
O assistente administrativo da Deso, Ezio Tigre, elogiou a iniciativa do Setembro Amarelo. “Foi ótima a ideia de apoiar a causa, já que o índice de suicídio está aumentado no estado. É importante que as pessoas do curso tenham essa visão”, disse o assistente.
Na ocasião, Ezio aproveitou para destacar a importância dos temas debatidos durante as aulas de Liderança e Proatividade para a realização de uma autocrítica e avaliação de pontos que não eram visados antes. “Durante o curso fomos capazes de melhorar nossas ações e podemos passar aos nossos liderados uma visão mais ampla do que ser um trabalhador em qualquer área”, afirmou.
O Curso de Liderança e Proatividade iniciou na última segunda-feira (16) e teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre atos de liderança, incentivar a prática e colaborar com as atividades no serviço público, bem como destacar as características necessárias para se despertar a liderança na gestão pública.