Servidores estaduais participam de cursos na área de orçamento

9 de dezembro de 2019 - 15:36

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Administração (Sead) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), está realizando cursos de qualificação para servidores públicos que atuam na área de Orçamento Governamental, Elaboração e Programação Orçamentária. A capacitação iniciou na última segunda-feira (01) e prossegue até amanhã (05), no auditório do Hotel Del Canto.

A ministrante do curso, que é ex-superintendente do Orçamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro e professora da FGV, Claudia Uchôa, apresentou aos servidores o processo orçamentário em suas diferentes fases: o macro – orçamento e o micro – orçamento, e os novos parâmetros da orçamentação e as funções de planejamento e controle no setor público.

De acordo com Claudia qualquer ação pública necessariamente precisa passar por uma despensa e isso faz com que o servidor tenha conhecimento de orçamento. “Vivemos com um orçamento sempre escasso, mas, em muitos casos os órgãos chegam ao fim de ano sem executar toda a possibilidade que tem e isso se dar, principalmente, pelo desconhecimento dos prazos que não estão claros na legislação”, disse.

O gerente de prestações de contas e convênios da Secretaria da Saúde, Carlos Gomes, falou sobra a importância do curso e da atualização da legislação. “A legislação vem sendo sempre atualizada e é gratificante a oportunidade que a Escola do Governo vem dando aos servidores no quesito conhecimento e modernidade”.

Para o coordenador do Centro de Referência do Trabalhador da Secretaria da Saúde, Igor Coelho, o orçamento é fundamental e o curso ofertado pelo governo mostra todo o processo, de como funciona, de como pode ser custeada as ações, o que pode ser feito, o que não pode e a importância de uma dotação orçamentaria.  “Às vezes temos recursos e não temos dotação orçamentaria e não podemos utilizar para devidos fins”, explicou, afirmando que o curso ainda oferta conhecimento de como alinhar a execução financeira ao orçamento, garantindo uma tranquilidade na prestação de contas e continuidade dos programas e ações.

Presente no curso, o servidor do controle interno e planejamento da Agrese, Alexandre Melo, disse que a iniciativa da Escola do Governo em promover conhecimento aos servidores públicos é de fundamental importância para que toda a equipe trabalhe de uma forma mais contundente e mais assertiva para orçamento do Estado.

A superintendente executiva da Sead, Lucivanda Nunes, frisou a iniciativa do Governo e ressaltou a importância do curso para execução correta e para a própria definição dos planos legais necessários para as ações do Estado.

 


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 06:29:41am
Horário de Atendimento: 07h às 13h