Servidores participam de minicurso sobre aposentadoria e depressão

9 de dezembro de 2019 - 16:32

(Foto: Victor Ribeiro/Seplag)

Na manhã desta segunda-feira, 29, servidores públicos e comissionados de diversos órgãos do estado participaram de um minicurso com o tema “Aposentadoria: seus efeitos e depressão”, promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe. O evento, realizado no auditório da Seplag, foi ministrado pela psicanalista e psicoterapeuta transpessoal, Cláudia Magalhães.

Em sua exposição, a psicanalista fez um histórico da aposentadoria baseado em relatos dos funcionários sobre o tema. Ressaltou que as maiores dúvidas dos servidores estão relacionadas à angústia, medo, envelhecimento, o que é que vai fazer depois da aposentadoria, assim como causas e sintomas da depressão.

Cláudia Magalhães, que considera a depressão a doença do século, tratou desses assuntos de forma psicoterápica e eclética.

Segundo o diretor-geral da Escola, André Figueiredo, o minicurso realizado no dia de hoje foi relevante por integrar os servidores públicos e fomentar uma reflexão sobre o processo da aposentaria e suas consequências, possibilitando uma nova concepção desta nova fase da vida.

Para o secretário da Seplag, Rosman Pereira, os minicursos promovidos pela secretaria, através da Escola de Governo, são importantes por auxiliar na formação, treinamento e preparação de aposentadoria dos servidores públicos do estado.

Próximo minicurso
Um novo minicurso será promovido nessa quarta-feira, 31 de maio, sobre Preparação para Aposentadoria (PPA) e apresentação do Sistema de Gestão Previdenciária (SisPrev).


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 04/12/2021 18:39:26pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h