Socorro tem maior PIB do interior de Sergipe

7 de janeiro de 2019 - 01:29

Lagarto foi o destaque no setor agropecuário

pib

Cinco municípios detêm mais da metade de todos os bens e serviços produzidos no estado. É o que afirma os dados divulgados nesta quinta-feira, 11, sobre o Produto Interno Bruto Municipal (PIB) para o ano de 2012, divulgados pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através do Observatório de Sergipe.

O estudo sobre os números da economia é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os órgãos de estatística de todas as unidades da federação, representado em Sergipe pelo Observatório.

Segundo o levantamento, Aracaju (35,3%), Nossa Senhora do Socorro (7,4%), Canindé do São Francisco (5,0%), Estância (4,7%) e Laranjeiras (3,6%) acumulam 56% do PIB do Estado,o equivalente a um PIB a preços correntes de R$ 15,58 bilhões.

Aracaju continuou sendo o principal centro produtor de bens e serviços entre 75 municípios sergipanos. Em 2012, o município aumentou a sua participação em 0,1p.p (ponto percentual), contribuindo com 35,3% da riqueza produzida no estado durante esse ano.

Para o Superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag e coordenador do Observatório de Sergipe, Marcel Resende, fica evidente a importância econômica de Aracaju no cenário estadual. “Principalmente quando observamos que 41,9% dos serviços gerados no estado têm sua origem no município. Vale destacar que Aracaju é principal polo industrial de Sergipe, representando 20,9% do valor adicionado bruto da indústria”, afirma.

Lagarto é destaque na agropecuária

Na agropecuária, os cinco municípios com maiores PIB, em 2012, foram: Lagarto, Simão Dias, Capela, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. Juntos contribuíram com 24,5% de tudo que foi produzido pelo setor no estado de Sergipe. O somatório das participações dos cinco municípios apresentou ganhos de 3,2 p.p. em relação a 2011.

No tocante à posição ocupada por esses municípios, os dados mostram que Lagarto registrou um ganho expressivo de participação, 2,1p.p, o suficiente para manter a primeira posição. O setor agropecuário responde por 9,8% da economia municipal, sendo a mandioca o mais importante produto agrícola do município com 8.200 hectares de área plantada, cuja produção em 2012 alcançou 155.800 toneladas.

Simão Dias continua a ocupar a segunda posição, com participação bem próxima do primeiro colocado no ranking (6,4%). Capela permaneceu na terceira posição, apesar da perda de 0,9 p.p. Já Itabaiana obteve um excelente desempenho; saiu da décima primeira para a quarta colocação em 2012, resultante do acréscimo de 73,6% no seu Valor Adicionado Bruto Agropecuário, em comparação com 2011. Nossa Senhora da Glória manteve o quinto lugar no ranking, participando com 3,5% do valor adicionado da agropecuária do estado.

Aracaju lidera na indústria e no setor de serviços

Na indústria, os cinco municípios com maiores PIB foram: Aracaju, Canindé de São Francisco, Estância, Japaratuba e Carmopólis. Juntos contribuíram com 57,7% de tudo que foi produzido pelo setor no estado de Sergipe. Aracaju continuou sendo o maior polo industrial com 20,9% do valor adicionado bruto da indústria estadual, apesar da perda de participação de 1,6 pontos percentuais (p.p). Entre os segmentos que compõe o setor destaca-se a construção civil, com 46,6% de participação na indústria local, em especial, o setor de obras públicas que contribuiu com 70%.

Canindé de São Francisco também é destaque. O município tem sua economia baseada na indústria, que, em 2012, concentrou 16,7% do valor adicionado da atividade no estado. O município continua ocupando a segunda posição no ranking com destaque para o ganho de participação que chegou a 2,0p.p.

“O setor industrial representou, em 2012, 85% da economia do município, cuja geração de energia elétrica, desenvolvida pela Usina Xingó, contribuiu com aproximadamente 98,0% do setor” explica Michele Dória, diretora de Estudos e Pesquisa do Observatório de Sergipe.

Apesar do avanço de 0,6 pontos percentuais na participação em relação ao ano anterior, o município de Estância permaneceu na terceira posição. O segmento alimentos e bebidas foi quem mais contribuiu para esse desempenho, especialmente o setor de bebidas. A atividade industrial em 2012 representou 46,5% de todos os bens e serviços produzidos no município.

Japaratuba possui na indústria sua atividade principal, 77,4% de toda a economia do município. Esta atividade está quase que totalmente representada pela extração de petróleo que participou, em 2012, com 23,3% da indústria extrativa do estado.

Já Carmópolis perdeu uma posição, ficando em quinto lugar do ranking, porém aumentou sua participação em relação ao total de 2011. O setor industrial representa 79,3% da economia do município, com destaque para a indústria extrativa que contribui com 20,2% do total do estado, ficando dividido entre extração de petróleo (20,1%) e minerais não metálicos (29,1%).

No setor serviços, merece destaque Aracaju que concentra 27,8% da população residente do estado e em 2012 participou com 41,9% de todos os serviços produzidos pelo setor. Em relação à economia do município, o setor de serviços representou 82,2% de tudo que foi produzido.

A segunda colocação no ranking continua com Nossa Senhora do Socorro, apesar da perda de 0,9 p.p. na participação em relação ao total de 2011, resultante dos decréscimos nas atividades de Alojamento e Alimentação, Comércio e Transportes.

Dos três restantes, apenas Lagarto e Estância ganharam uma posição, saindo da quinta para a quarta e da sexta para a quinta, respectivamente. A posição de Itabaiana não se alterou e Laranjeiras passou de quarto para sexto colocado. O PIB no setor de serviços desses cinco municípios contribuíram com 61,2% de tudo que foi produzido pelo setor no estado de Sergipe.

Atualizado em: 08/12/2022 12:35:19pm