Veículos oficiais recebem chip para controlar abastecimento

9 de dezembro de 2019 - 18:09

A Secretaria da Administração (Sead) realizou nesta sexta-feira (20) a instalação do sistema BR/CTF (chips) que visa o controle de abastecimento de combustíveis nos carros oficiais do Governo do Estado de Sergipe. O evento ocorreu pela manhã, no estacionamento da Sead com a presença do secretário da Administração, Jorge Alberto, o secretário adjunto José Leite, o gerente geral de controle de frota Antonio Carlos Menezes, servidores e responsáveis pela instalação do sistema.

 

Inicialmente, 1650 equipamentos foram liberados para instalação nos veículos do Estado. Desses, 1498 veículos já foram chipados. Este número correspondente a 95% do total da frota do Estado e a intenção do governo é de também implantar chips nos carros locados.

Com o novo sistema, a expectativa é de que haja uma economia entre 20% e 30%. “O sistema não tem intervenção humana. Com o sistema informatizado, eliminaremos o desperdício de combustível. O objetivo é aumentar a segurança e melhorar a gestão do tráfego e fiscalização. A inclusão do chip permitirá um melhor controle do consumo, segurança, aplicação de multas e pagamento do IPVA. O chip também será uma ferramenta importante para as medidas de prevenção e combate ao uso indevido de combustíveis”, salientou o secretário de Administração, Jorge Alberto, que acompanhou o processo de instalação dos chips e teve o carro de seu uso chipado.

 

Todo carro abastecido durante o dia é armazenado em um equipamento chamado RFC que fica na base de abastecimento, ao final do dia estas informações são transmitidas para uma central e disponibilizadas em um site para que todas as secretarias tenham acesso às informações. “Cabe aos gestores de frota acompanhar estes relatórios de abastecimento para comparar e analisar a media de consumo se é adequada, se há alguma fraude e até mesmo se o veiculo precisa de uma revisão ou acompanhamento mecânico”, ressaltou o secretário destacando que a troca de informações entre esses dispositivos permitirá à Sead determinar qual é o consumo de combustível de cada veículo e sua quilometragem rodada diariamente.

 

De acordo com o gerente operacional da regional da CTF – Tecnologia em Transporte, Antonio Carlos Menezes, responsável pela instalação do sistema, 100% da frota do estado deverá estar com o chip instalado até o final do ano. “Com essas medidas, esperamos atender à determinação do governador Marcelo Deda, no sentido de minimizar os gastos de combustíveis na frota governamental”, enfatiza o secretário Jorge Alberto.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 02/12/2021 08:19:54am
Horário de Atendimento: 07h às 13h