Veja procedimentos para emissão da carteira de identidade

9 de novembro de 2021 - 08:40

Para facilitar o acesso do cidadão, existem duas formas de solicitar a carteira de identidade, através do pré-atendimento online no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do atendimento presencial, através do agendamento prévio, no site do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac).

O atendimento presencial para emissão do RG  na rede Ceac é realizado através de agendamento. As vagas são liberadas todas as sextas-feiras, às 17h, através do site ceac.se.gov.br para as unidades do Riomar Shopping, Rodoviária, Shopping Peixoto e para o Ceac de Lagarto.

Para agendar emissão online no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) o cidadão deve acessar o link https://www.ssp.se.gov.br/Servicos/InstitutoIdentificacao. O pré-atendimento online será ofertado somente para o Ceac do Aracaju Parque Shopping. As vagas são liberadas diariamente, a partir das 7h.

O Ceac da Rua do Turista continua a funcionar, exclusivamente, como único local para a retirada da carteira de identidade.

 

Outras formas

Todo cidadão com idade a partir de 75 anos poderá ser atendido em qualquer unidade do Estado sem agendamento prévio. Já o atendimento para os grupos prioritários – idosos de 60 a 74 anos, deficientes, enfermo grave, gestante – pode ser agendado através do WhatsApp da SSP 79 3194-2424 (este número não atende ligação, apenas mensagem via WhatsApp).

Em Aracaju, há também os pontos específicos para pacientes oncológicos;  pessoas Com Deficiência – PCDs e  com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O posto fica na Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), localizado na Rua Santa Luzia, 680, Bairro São José. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h. Sem a necessidade de agendamento.

 

Confira o passo a passo para emissão online do documento, seja primeira ou segunda via no site da SSP:

1º- Entrar no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP);

2º- Clicar no banner “Nova Carteira de Identidade Padrão Nacional – Atendimento online”;

3º- Ir até pré-atendimento online e clicar em https://www.ssp.se.gov.br/Servicos/FormularioAtendimento

4º- Em seguida, preencher o formulário e anexar à documentação necessária e a foto que irá para o documento e enviar;

5º- Após o envio do formulário o usuário deverá aguardar a resposta (positiva ou negativa) que chegará ao e-mail que foi cadastrado durante o processo;

6º- Se foi reprovado, o usuário deverá se ater a observação e enviar um novo formulário com as alterações;

7º- Caso aprovado, ele deverá entrar no site do Ceac www.ceac.se.gov.br e agendar o dia de fazer a coleta biométrica que será realizada no Aracaju Parque Shopping;

8º – No dia do atendimento biométrico, o usuário deverá levar consigo certidão original e cópia do pagamento efetuado ou requerimento de gratuidade. Caso solicitado, levar cópia do grupo sanguíneo ou relatório de deficiências/saúde.

9º – O local para recolhimento do documento, após o prazo de 30 a 60 dias, é indicado após a coleta da biometria, ou seja, ao comparecer para registrar sua digital o usuário recebe o número do protocolo, o dia, horário e local onde pegar o documento.